novidades

Aproveitamento Integral dos Alimentos

sexta-feira, março 16th, 2012 @ 10:23 am

 

O aproveitamento integral dos alimentos é a utilização destes, principalmente frutas e verduras, na íntegra para a produção de receitas com o intuito de reduzir o desperdício e os gastos com a alimentação.

As cascas, folhas e talos de verduras e frutas que, geralmente têm como destino o lixo, são importantes fontes de vitaminas, minerais e, especialmente, fibras. Em alguns casos o valor nutricional das partes não convencionais dos alimentos, pode ser maior do que da parte que consideramos comestíveis. Um exemplo disso é a folha da cenoura, que se destaca como importante fonte de vitamina C, β-caroteno e minerais, sobressaindo-se o cálcio e o ferro. As cascas de tangerina, abacate, maracujá e abacaxi são fontes melhores de fibras do que o seus frutos, colaborando com as funções intestinais.

Este é um conceito interessante e pode ser aplicado à alimentação de toda a família, inclusive a das crianças, por ser utilizado também em receitas de sorvetes, bolos e outras guloseimas que elas adoram, aumentando seu valor nutritivo.

O aproveitamento integral dos alimentos é uma solução fácil, prática e barata no combate de problemas enfrentados pelas populações mais carentes, como a fome e a desnutrição, e também pela população em geral, pois pode oferecer uma redução de 50% do lixo orgânico produzido atualmente.

Encontre em nosso site receitas saborosas que utilizam o conceito de aproveitamento integral dos alimentos:

Quiche de Abóbora com Recheio de Sardinha e Iogurte; Almôndegas de Abóbora ao Molho de Vegetais; Bolo do Suco da Casca de Abacaxi; Chuchu Recheado com Carne Moída e Folhas de Cenoura; Torta Salgada de Casca de Abóbora e Talos de Agrião; Geléia de Cascas de Frutas; Biscoito de Casca de Limão; Arroz com Talos de Brócolis e Cenoura.

Deixe um comentário

Logged in as (Logout)