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Como montar um Almoço Saudável?

quarta-feira, janeiro 19th, 2011 @ 12:10 pm

 

Para ter um almoço equilibrado e saudável é importante que não falte alguns grupos de alimento no seu prato.

A primeira sugestão é começar pela SALADA – é onde você irá obter uma grande quantidade de fibras e vitaminas.

Nossa sugestão de saladas: alface, tomate, rúcula, agrião, beterraba, cenoura crua, endivia, pepino, palmito e rabanete. Escolha 3 itens e tempere a gosto!

Para montar o prato quente é importante incluir 2 grupos alimentares: os CARBOIDRATOS e as PROTEÍNAS!

Os CARBOIDRATOS são os alimentos responsáveis por fornecer energia ao corpo, sem eles o metabolismo fica mais lento.

Nossas sugestões de CARBOIDRATOS: arroz, batata, milho, feijão, mandioquinha, mandioca, farofa, purês e  macarrão.

As PROTEÍNAS são os alimentos que irão fornecer nutrientes para a conservação das células e crescimento muscular, além de muitas fontes de PROTEÍNA serem excelentes fontes de alguns minerais.

Nossas sugestões de PROTEÍNAS para o almoço são: carne vermelha, frango, peixe, soja e leite e derivados.

Lembre-se: sempre quando evitamos comer algum dos grupos acima o corpo sente falta e acaba manifestando de alguma maneira, seja por uma vontade maior de consumir doces ou pela deficiência de alguma vitamina ou mineral.

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