novidades

Como Saber se a Carne está Estragada?

segunda-feira, fevereiro 21st, 2011 @ 10:49 am

  

É importante prestar muita atenção na hora de comprar carne, algumas dicas são importantes para que você não coloque a sua saúde em risco. 

As carnes quando mal conservadas e embaladas, estragam muito rápido. Portanto atente-se as condições do alimento, assim como do estabelecimento que vende, que muitas vezes pode ser o responsável pela contaminação do produto.

Procure açougues que tenham boas condições de higiene. Verifique as paredes, os balcões (devem ser de cores claras, azulejados e sempre limpos)e principalmente a luz,  a luz que ilumina a carne não pode ser vermelha, pois essa muda a cor da carne fazendo-a parecer que é mais nova. 

Os funcionários que entram em contato com os alimentos precisam estar uniformizados, com calçados fechados, com cabelo coberto, de mãos limpas e sem enfeites; unhas aparadas, sem pinturas e limpas e não podem manipular dinheiro e alimentos ao mesmo tempo.

Carne com cor vermelho-vivo também deve ser evitada, muitos estabelecimentos usam corantes para esconder a má qualidade do produto.

A carne de boi estragada pode apresentar cor esverdeada e forte cheiro de podre.

Se você notar dentro da embalagem um líquido, manchas esverdeadas ou se o produto estiver solto nos pacotes, não compre o alimento.

Não compre carne previamente moída não embalada e sem registro, pois correrá o risco de levar mistura de sebo, pelancas, aparas e aditivos químicos tóxicos, que disfarçam a deterioração inicial, dando cor vermelha viva ao produto.

Não adquira carne bovina em feiras-livres, pois são geralmente provenientes de matadouros clandestinos e estes animais não têm controle sanitário, podendo transmitir doenças.

PEIXE: Os peixes são alimentos altamente perecíveis e sensíveis a bactérias, portanto, de alto risco. Sua compra deve ser feita com muito cuidado.
deve ter a carne firme, os olhos salientes e brilhantes, guelras avermelhadas e escamas que não soltem com facilidade.

EMBUTIDOS: Salame, presunto, lingüiça, etc., não devem ter manchas ou bolhas no interior da embalagem.

Não compre esses produtos se estiverem desprendendo líquido, com a superfície úmida, pegajosa, se estiverem amolecidos ou apresentarem manchas esverdeadas, assim como, cheiro desagradável e de ranço, pois isso indica início ou presença de decomposição.

AVES:  devem ter a carne firme, cor amarelo-claro e cheiro suave.

CARNE DE PORCO: bolinhas brancas indicam a presença de parasitas, muito nocivos à saúde.

As carnes devem ser vendidas com a identificação da origem, etiqueta-lacre, contendo o número do Serviço de Inspeção, nome do frigorífico e origem, data de embalagem e de validade, sexo e tipo de animal.

O carimbo roxo do SIF (Serviço de Inspeção Federal) e do SIP (Serviço de Inspeção Estadual) mostra que a carne foi aprovada pela fiscalização.

Mais informações no site da Vigilância Sanitária:  www.cvs.saude.sp.gov.br

2 Responses

  1. matheus says:

    Parabens pelo post miito bom mesmo

    março 24th, 2012 at 10:21 am
  2. camomilanutricao says:

    Olá Matheus, Obrigada pelo elogio. Caso tenha algum assunto de seu interesse que ainda não tenha sido abordado em nosso site, por favor, avise-nos.

    março 26th, 2012 at 7:47 am

Deixe um comentário

Logged in as (Logout)