Conheça o Cacau

Assim que falamos sobre o cacau, vem logo em nossa mente o chocolate.

Mas, não é só isso! Você sabe realmente o que é o cacau?

O cacau é um fruto composto por polpa e amêndoas. A polpa in natura é rica em açúcares e pode ser utilizada na forma de sucos ou licor.   As amêndoas são mais famosas e mais utilizadas, por exemplo, para a fabricação de chocolates. Das sementes extrai-se também a manteiga, muito utilizada na indústria farmacológica e na fabricação de cosméticos.   O cacau tem expressiva importância econômica, sendo suas amêndoas conhecidas em todo o mundo. O Brasil é um dos maiores produtores mundiais e grande exportador.   O que muitos não sabem é que o fruto de cacau traz inúmeros benefícios à saúde, é antioxidante, vasodilatador, promove a queda da pressão arterial, promove o bom humor,  auxilia no  tratamento de problemas cardiovasculares e problemas relacionados ao sistema nervoso. O cacau estimula a liberação de endorfinas, atuando no bom  humor,  elevando a disposição mental e melhorando o quadro de depressão.  Promove a redução da ansiedade e pode auxiliar no controle do desejo por açúcar. Contém vitaminas A e C e possui grande quantidade de flavonoide que é um excelente antioxidante. Os produtos de cacau se enquadram entre os alimentos altamente energéticos e estimulantes, cuja importante característica é o seu sabor.
Conheça os diferentes produtos a base de cacau e seus diversos usos culinários:
Nibs de cacau: são a amêndoa de cacau levemente torrada e triturada. Os nibs têm todas as propriedades benéficas à saúde fornecidas pelo cacau mas, melhor ainda, eles contém uma carga altíssima de antioxidantes e minerais.  Crocantes e de sabor intenso, eles podem ser usados de diversas formas: com iogurte, misturados à granola; combinados com frutas, cookies e brigadeiros.   Cacau em pó: é um alimento rico em vitaminas, minerais e antioxidantes. Melhor quando puro e sem adição de açúcar, pois preserva os benefícios e fica perfeito para receitas saudáveis e de sabor intenso como: bebidas quentes ou frias, sorvetes, sobremesas, vitaminas e até mesmo na cozinha salgada, em molhos e temperos.   Chocolate em barra e chocolate em pó: O benefício que o cacau traz ao consumo de chocolate está relacionado aos produtos com cerca de 50 a 75% de cacau e com baixa quantidade de açúcar. Chocolates ao leite e branco não apresentam ação benéfica, pois nestes produtos a quantidade de cacau é baixa e o teor de açúcar é elevado. Experimente em bebidas, trufas, tortas, cookies, ganaches e vitaminas.

Agora que você aprendeu um pouco mais sobre esse fruto, aproveite os benefícios e utilize-os nas mais diversas formas disponíveis no mercado! Não fique restrito apenas ao chocolate!

    Publicado em 24/05/22