Intolerância a Lactose

A intolerância a lactose é causada por uma deficiência ou ausência da produção da enzima responsável por digerir o açúcar do leite, a lactase. Sem essa enzima ou com ela em pequena quantidade a lactose (açúcar do leite) não consegue ser quebrada no intestino delgado como deveria, passando inteira para o intestino grosso, causando desconforto, cólicas e diarreia.

ATENÇÃO

É importante diferenciar a intolerância à lactose, da alergia a proteína do leite. A alergia é uma reação do sistema imunológico e a intolerância é uma reação à digestão e metabolismo da lactose.
Confira algumas dicas:
Fique atento quanto o consumo de cálcio, que está muito presente em leite e derivados. O ideal é reforçar o consumo de outros alimentos fontes como vegetais verdes escuros (brócolis, couve, espinafre...) e peixes como salmão e sardinha. A melhor alternativa é a substituição dos produtos lácteos.
alimentos permitidos para as crianças com intolerância a lactose:

-Carnes, vegetais, frutas.

-Geleia, oleaginosas, leguminosas.

- Grupo dos pães, massas e cereais que não tenha leite e seus derivados na composição.

- Bebidas de soja, leite de soja, leite de arroz, leite de coco

- Tofu, Queijo minas, iogurte e cottage zero lactose.

-Alfarroba.

Tenha o hábito de ler os rótulos dos produtos se seu filho é intolerante à lactose, principalmente na lista dos ingredientes. Pois alguns produtos podem conter traços de lactose, o que significa que o produto em questão entrou em contato com um local onde outro produto contendo lactose foi produzido, podendo haver contaminação.    

Publicado em 12/06/24