PIQUENIQUE: Divertido e Saudável

Seja em feriados, finais de semana ou férias escolares, as programações para passeios com a família são diversas.


E nada mais simples e divertido do que ir ao parque e entrar em contato com a natureza. No entanto, na hora da alimentação, muitas vezes acaba-se recorrendo ao consumo de alimentos inadequados, seja pelas dificuldades de oferta do local ou mesmo pela disponibilidade das lanchonetes existentes.
  Assim, uma boa saída é levar o próprio lanche para fugir das opções industrializadas, ricas em gorduras, açúcares, sódio e diversos aditivos químicos.
 

O que levar para o meu piquenique?

 
  • FRUTAS: Prefira levar frutas que são fáceis de comer e que não precise de faca. Se o tempo estiver muito quente, leve frutas inteiras ao invés das fatiadas, pois estas se tornam menos resistente ao calor e podem escurecer. Se a temperatura estiver amena, uma salada de frutas bem colorida em um pote bem fechado vai muito bem!
   
  • LANCHES: Prefira os pães integrais, fonte de carboidrato e fibras.
  • -Para o recheio: use a criatividade e opte por pastas de legumes, como berinjela, espinafre ou cenoura. Peito de peru, queijo branco, cottage, ricota ou requeijão são boas alternativas também, além do atum ou peito de frango desfiado. Você pode colocar também alface, tomate, pepino, rúcula, salsinha e cebolinha picada, para dar um colorido ao sanduíche e potencializar o aporte de nutrientes.
  • Salgados assados feitos com massas integrais como quiches, mini tortinhas, pão de queijo integral ou até torradinhas com geléia de frutas natural, podem ser boas alternativas.
  - Evite recheios com ovos, maionese, creme de leite, frutos do mar, carnes cruas ou mal cozidas, pois podem se tornar veículo fácil de contaminação, causando uma intoxicação alimentar.    
  • LEGUMES CRUS: cenoura baby, pepino em palito, tomate cereja, beterraba em palito, mini milho em conserva são opções atrativas, coloridas, refrescantes e bastante nutritivas!
  • Leve em um potinho um pouco de sal e azeite extra virgem, se achar necessário.
   
  • BOLO: Prefira o caseiro, pois os industrializados possuem teor elevado de gorduras, aditivos e conservantes. Evite coberturas e recheios, pois podem estragar com o calor. Opte pelos bolos caseiros como fubá, banana, limão, abacaxi, maçã, cenoura e laranja.
  • Leve-os já fatiados ou prepare em formas de muffin ou cupcake, pois já ficam em porções individuais e com aparência mais divertida.
   
  • OUTRAS OPÇÕES: mix de castanhas e cereais, frutas desidratadas, barra de cereal, cookies integrais.
    PARA BEBER:
 
  • Água de coco: Você pode levá-la em garrafinhas individuais, garrafas grandes ou até mesmo comprar os cocos naturais nos quiosques dos parques.
 
  • Sucos naturais e Smoothies de frutas: é preciso tomar cuidado com a fruta que vai escolher, pois podem azedar ou escurecer facilmente. Opções de frutas: uva, laranja, abacaxi, abacaxi com hortelã, melancia, manga, caju e goiaba.
Atenção à conservação e ao transporte dos alimentos! O ideal é investir em bolsas térmicas e garrafas térmicas, garantindo uma melhor refrigeração dos alimentos.
 

A decoração contribui para deixar o ambiente mais atrativo, aconchegante e divertido. Como fazer?

 
  • Leve tecido colorido e/ou esteiras para colocar sobre a grama. Algumas almofadas coloridas darão um charme especial.
 
  • Bandeirolas de tecido, bexigas e flores dispostas em vasinhos, tornarão o ambiente mais aconchegante.
 
  • Caixotes de feira ou pallets de plástico podem servir de base para os alimentos não ficarem tão próximos ao chão e evitar que os insetos atrapalhem sua festa.
 
  • Cestas para colocar as frutas ou sanduíches, além de protegerem os alimentos, deixam seu piquenique bastante característico.

Ser saudável também é divertido!   Bom piquenique!

  Publicado em 25/01/22