Dica da semana: Como Montar uma Horta?

HORTA DE TEMPEROS

Os aromas e sabores das especiarias e temperos podem tornar os pratos mais gostosos e saudáveis. Ervas aromáticas, como alecrim, tomilho, hortelã, salsa ou erva-doce podem fazer a grande diferença nas preparações. As especiarias, além de seus deliciosos sabores, têm em sua composição nutrientes que auxiliam o bom funcionamento do organismo. Para plantar as instruções são bem simples:
  • Escolha um recipiente e um tempero de sua preferência.
  • Enterre o torrão da muda e complete com terra até cobri-lo.
  • Regue diariamente e deixe em local fresco e iluminado.
Alguns temperos que podem ser utilizados na hora caseira são: Salsinha, Cebolinha, Hortelã, Manjericão, Alecrim, Orégano, Tomilho, Coentro, Erva doce, Camomila e Dill, sendo que cada um deles possui uma propriedade diferente e podem ser utilizados em vários alimentos.
  • Salsinha: pode ser utilizada em sopas, estufados, carnes, peixes, verduras, temperos, molhos e recheios, ela é indicada em casos de asma, conjuntivite, espasmos e tosse.
  • Cebolinha: utilizada em molhos em geral, massas, omeletes, carnes, frangos, peixes, refogados, sopas e decora preparações ao forno. Devido ao seu alto teor de cálcio e fósforo, contribui para a formação de ossos e dentes; possui ainda niacina, que estimula o apetite, mantém a saúde da pele e promove o crescimento.
  • Hortelã: utilizada em coalhadas; recheios de pastéis e legumes como berinjela, pimentão e tomate; aromatizar licores; manteigas; doces; sobremesas; sorvetes; chocolates; sucos e drinks. É indicado para tratamento de gripes e má digestão. O gargarejo alivia dores de garganta.
  • Manjericão: pode ser utilizada em saladas, recheios, molhos, sopas, sendo o principal ingrediente do pesto, um molho típico italiano. Tem propriedades tônicas e digestivas, sendo frequentemente utilizadas no tratamento de enjoos, vômitos e dores de estômago. São indicados ainda para problemas respiratórios e reumáticos.
  • Alecrim: presente no preparo de uma grande variedade de carnes, em especial de porco e carneiro. Dá sabor especial a batatas e manteigas. Atua na prevenção de doenças degenerativas como alzheimer, contra gases e tosse.
  • Orégano: utilizado em pratos a base de queijos, molhos, pizzas, vinagres, sopas, massas, legumes, saladas, ensopados, feijão e ovos.É indicado no tratamento de tosse, dor-de-cabeça de origem nervosa e irritação. O chá pode ser usado para aliviar enjoo causado pelo mar.
  • Tomilho: pode ser utilizado para temperar a carne de porco, aves, peixe, carne assada, patês, sopas, purês, molhos italianos e indispensável na sopa de ostras. Ele auxilia na digestão e cicatrização.
  • Coentro: utilizado em peixes, frutos do mar, carnes brancas, legumes e preparação à base de ovos. Auxilia em problemas estomacais, trabalha a ansiedade, o nervosismo, o apetite em excesso e a cólica menstrual.
  • Erva Doce: pode ser utilizada em biscoitos, pães, bolos, torta de frutas, maçãs assadas, caldas de doces, azeitonas, balas e canapés. As folhas são ótimas para saladas e para temperar o feijão branco. É um potencial calmante, cicatrizante, auxilia em casos de bronquite e asma, alivia a cólica intestinal e age contra diarreia.
  • Camomila: normalmente utilizada na forma de chás. Tem propriedade antialérgica, auxilia em casos de acidez estomacal, cólicas, resfriados, gases, estimula o apetite, possui propriedades estéticas como tonificação da pele.
  • Dill: as folhinhas são boas para condimentar queijos, ricota, molho branco, carnes grelhadas, peixes como arenque e salmão, saladas e ovos. Auxilia na digestão, é considerado calmante, aumenta o leite materno, indicado contra ânsia de vômito e cólica intestinal em recém-nascidos.
Custo Kit: Vaso de Alumínio Decorativo + 1 Muda + Adubo* + Vaso Interno = R$ 6,60 * Valor para pacote de 1kg Fique Atento -          As ervas precisam de luz solar, pelo menos algumas horas por dia. Sem isso, é praticamente impossível cultivá-las. -          Mantenha regas regulares, mas nunca encharque a terra. -          Retire folhas velhas, amareladas e secas e verifique periodicamente se não há ataques de pragas. Nesses casos, evite produtos químicos e use apenas inseticidas naturais (calda de fumo, calda de sabão, etc.). Dica Saudável
  • Os temperos industrializados possuem uma grande quantidade de sódio, corantes e conservantes que são responsáveis pelo agravamento de diversas doenças como a alergia e a pressão alta.
  • Já os temperos naturais são ricos em vitaminas e minerais, trazendo diversos benefícios à saúde.
Veja Nosso Vídeo na Página no Facebook: https://www.facebook.com/pages/Camomila-Consultoria-em-Nutri%C3%A7%C3%A3o/226278537382272?ref=h

Camomila Nutrição Qualidade de vida para você!

Publicado em 13/05/24