Dica da semana: Feijoada Especial

A feijoada, um dos pratos mais famosos da culinária brasileira, se originou a partir dos costumes dos escravos africanos. Neste dia dos pais, experimente inovar esta preparação.

Algumas dicas para tornar a feijoada mais light:

Couve: preparada no vapor, com ervas frescas (alecrim e manjericão) para realçar o sabor. A tradicional preparação refogada não é recomendada, já que costuma levar óleo ou manteiga, os quais adicionam muitas calorias ao alimento.

Bacon: uma fatia fina de 10 gramas oferece cerca de 55 kcal. Uma alternativa para deixar a carne de lado é substituir por presunto de Parma, já que apresenta 39,6 kcal em uma porção de 15 gramas.

Carnes: algumas partes do porco são mais calóricas, em função da quantidade de gordura. Para reduzir as calorias, prefira o lombo e refogue com um fio de óleo. Evite os cortes mais gordos como costela, rabo, joelho e orelha.

Feijão: algumas partes do porco são usadas no cozimento do feijão para engrossar o caldo, aumentando o seu valor calórico. Mas, para obter o mesmo resultado experimente bater parte do feijão no liquidificador ou adicionar 1 colher rasa de farinha de trigo e 1 copo de água à panela.

Arroz branco: por ser rapidamente absorvido pelo organismo, substitua-o pela versão integral. Por manter a casca, ele preserva mais nutrientes e sua textura fibrosa prolonga a sensação de saciedade.

Sal: as carnes adicionadas à feijoada são ricas em sódio. Por isso, evite a adição de sal à refeição. Ao invés dele, utilize ervas naturais para dar sabor ao prato.

* E para acompanhar?

Sugestão... Farofa de cenoura ralada com cebola, salsinha, farinha de aveia e azeite.

* Qual a sobremesa?

Sugestão... Laranja para auxiliar na digestão e melhorar a absorção de alguns nutrientes.

* Qual a bebida?

Sugestão... Limonada fresca com adoçante ou água com gás gelada e limão.

Confira no site www.camomilanutricao.com.br uma receita de feijoada light para preparar no dia dos pais!

Publicado em 29/04/24