Frutas da Primavera

As frutas são alimentos riquíssimos em água, vitaminas e sais minerais, componentes indispensáveis em uma dieta equilibrada e importantíssimos para uma melhoria da qualidade nutricional do indivíduo.  Existem frutas de diferentes tipos, cores, cheiros e sabores que podem se desenvolver em diferentes épocas do ano e regiões do país e do mundo. Essas frutas quando estão em sua época de colheita, passam a ser mais baratas em função da disponibilidade, são mais saborosas e mais nutritivas.

Algumas frutas podem ser colhidas durante todo o decorrer do ano como a maçã, e frutas que só estão disponíveis para o comércio, devido a sua safra, por um determinado espaço de tempo como a lichia. Então, como a cada fruta possui um período de safra, saiba mais sobre as frutas da primavera: Abacaxi: É uma fruta tropical, com sabor doce e ácido. Possui alto teor de vitaminas A, B1, B2, B3, C, e sais minerais como potássio, sódio, fósforo, cálcio e ferro, e contém fibras e celulose (auxilia no funcionamento do intestino). A bromelina é uma enzima digestiva que podemos encontrar nesta fruta que também ajuda a digestão. Acerola: A acerola possui destaque pelo seu alto teor de vitamina C, que estimula o organismo a absorver ferro. Estudos comprovam que 4 unidade de acerola já atingem a necessidade diária de vitamina C. Contém também boas quantidades de vitamina A, B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), e cálcio, ferro e fósforo. É um ótimo antioxidante, combatendo assim os radicais livres. Banana: A banana é uma fruta tropical, constituída por 70 % de água, vitamina A, vitamina C, fibras e potássio e seu teor de gordura é muito baixo. A banana contém muito açúcar, mas como a quantidade de fibras também é muito grande a absorção do açúcar diminui. Ela possui triptofano, que é um aminoácido que pode ter influência no humor e na compulsão por doces. Caju: O caju é uma fruta com alta concentração de vitamina C, tendo atuação no organismo contra a baixa imunidade. É um alimento no qual se pode encontrar licopeno e betacaroteno, contribuindo na prevenção do câncer. Tem uma quantidade significativa de fibras, que auxilia no funcionamento do intestino. Coco: O coco é uma fruta que pode se utilizar para consumo tanto da água, quanto a “carne” (parte branca do coco). A quantidade de nutrientes dessa fruta depende de suamaturação. Quanto mais maduro, maior a quantidade de gordura e quanto mais verde maior a quantidade de vitamina C. É fonte de vitaminas do complexo B, A e C, e potássio e sódio, repondo rapidamente os minerais perdidos pelo suor, urina e pele. Sua água contém cálcio, manganês, magnésio, cobre e ferro. Jabuticaba: É uma fruta rica em fósforo, ferro, vitamina C, antioxidantes, fibras e sais minerais. Sendo que o fósforo, ferro, vitamina C e niacina são encontrados na polpa. Colabora no tratamento de diarreias. Em sua casca possui fibras que ajudam no funcionamento do intestino.
Kiwi: Fonte de Vitamina C, E, B6, niacina, potássio, magnésio, cobre, fosfato e fibras dietéticas, possui gordura e nenhum teor de colesterol. Tem efeitos antiinflamatórios, antioxidantes, anticancerígenos e laxativos.
Laranja: Vitamina C, ácido fólico, cálcio, potássio, magnésio, fósforo e ferro fazem parte da sua composição. Contém fibras, pectina e flavonóides, que aumentam seu valor nutritivo. Possuem propriedades antioxidantes, mais de 60 flavonóides que tem ação anti-inflamatórias e anticancerígenas. Melão: O melão é uma fruta da família da abóbora e da melancia. Tem características hidratantes por conter 90 % da sua composição de água, sendo ideal para época de calor. Fonte de Vitamina A e C, Potássio e Fibras. Manga: A polpa da manga é rica em fibras alimentares, Vitamina C e A, polifenóis e carotenóides. Tem efeito antioxidante e aumenta a resistência do organismo. Possi muitas fibras, assim ajudando no funcionamento do intestino. Publicado em 14/05/24